"Viver em harmonia com a natureza é encontrar a verdadeira essência da vida."

9 surpreendentes benefícios do Lulo

Alguns dos benefícios do lulo para a saúde incluem a sua habilidade de melhorar o sistema imune, fortalecer os ossos, regular a digestão, proteger contra certos tipo de câncer, aumentar a circulação, desintoxicar o corpo, beneficiar a visão, aliviar o estresse, promover melhores noites de sono, reduzir o colesterol e até mesmo de evitar o desenvolvimento de diabetes.

O lulo é uma fruta cítrica que pode crescer em pequenos arbustos ou árvores. Ele é nativo da região noroeste da América do Sul e possui variados nomes. Dependendo de onde for cultivado, o lulo pode apresentar diferentes sabores, texturas e até mesmo diferentes concentrações de nutrientes.

Ainda que a demanda por esta fruta esteja crescendo por seu sabor único e exótico, a cultivação em massa não é uma opção, pois ela é notoriamente frágil e suscetível a descolorações e doenças/insetos, reduzindo drasticamente os níveis de exportação.

Para consumo, deve-se cortar a fruta ao meio e remover as duas metades de polpa da casca. O lulo pode ser comido cru ou cozido, contudo, é mais popularmente adicionados a geléias, gelatinas, tortas e outras sobremesas, assim como a sorvetes, sucos e vinhos.

Valor nutricional no lulo:

  O lulo é uma rica fonte de Vitaminas A e C, niacina, riboflavina, tiamina, cálcio, ferro, fósforo, fibra dietéticas, enquanto que possui baixíssimas taxas de calorias e gorduras. A fruta também possui muitas qualidades antioxidantes, ainda que os exatos componentes antioxidantes não tenham sido ainda suficientemente estudados.

Benefícios do lulo para a saúde:

  • Beneficia o sistema imune: como uma alta fonte de Vitaminas A e C, o lulo é uma ótima forma de melhorar o sistema imune. A Vitamina C funciona como um antioxidante natural para remover radicais livres dos sistemas do corpo, além disso, estimula a produção de células brancas do sangue, que são a primeira linha de defesa contra agentes infecciosos e outros patógenos. Ademais, a Vitamina C é essencial para o desenvolvimento do colágeno, que suporta o tecido conjuntivo, os vasos sanguíneos e órgãos.

 

  • Saúde digestiva: a pepsina é um tipo de fibra encontrada no lulo que é muito benéfica ao trato digestivo. Todos os tipos de fibra ajudam a promover uma melhor digestão, sendo que a pepsina é uma das melhores variedades para a saúde do trato gastrointestinal. Ela ajuda a elimintar a constipação, as cãimbras, o inchaço e até mesmo condições mais sérias como úlceras gástricas. As fibras também auxiliam na regulação das quantidades de glicose liberadas na corrente sanguínea, fazendo do lulo um alimento altamente benéfico a quem é diabético.

  • Saúde ocular: os carotenóides encontrados no lulo, incluindo a Vitamina A e o beta caroteno, ajudam a neutralizar os radicais livres que causam estresses oxidativos em certas células oculares, incluindo a Mácula Lútea. Isso pode reduzir as chances de degeneração macular, cataratas e outros problemas relacionados à visão.

  • Colesterol e saúde cardíaca: a combinação de fibras dietéticas, que podem ajudar a eliminar peridos como o “mau” colesterol do corpo, e a rica variedade de outras vitaminas e minerais pode melhorar significativamente o funcionamente do sistema cardiovascular e reduzir as chances de desenvolvimento de ateroescleros, assim como diminuir as chances de ataques cardíacos e derrames.

  • Circulação: os níveis significativos de ferro encontrados no lulo significam que a contagem de células vermelhas do sangue será aumentada, aumentando portanto, a circulação do sangue e a oxigenação de órgãos vitais e células. Isso também pode promover maior força, nível de crescimento e textura do cabelo ao estimular os leitos foliculares. Além disso, uma melhor regeneração celular e taxa de cura pode ser conquistada ao aumentar a taxa de ferro no corpo.

  • Força óssea: ossos fortes são importantes em todos os estágios da vida. Uma fruta como o lulo, que possui rica variedade de minerais, incluindo cálcio, fósforo e ferro, pode melhorar significativamente a densidade do tecido ósseo, prevenindo condições como a osteoporose e até mesmo artrites.

  • Desintoxicação do corpo: o lulo tem sido frequentemente usado na medicina tradicional como uma substância diurética, o que significa que ele aumenta a frequência da urina. Isso pode remover as toxinas dos rins, aliviando o estresse no fígado e eliminando o excesso de sais, água e até mesmo gordura do corpo.

  • Alívio do estresse e de desordens do sono: o lulo tem sido conectado a mudanças hormonais no corpo que podem melhorar o humos, reduzir o estresse e até mesmo promover melhores noites de sono à pessoas que sofrem de insônia e desordens relacionadas ao sono.

  • Prevenção do câncer: a mistura única de vitaminas e antioxidantes presente no lulo significa que ele pode neutralizar os radicais livres que fazem células saudáveis mutarem em células cancerígenas.

 

Deixe um comentário

© Viver Natural - Todos os direitos reservados 2024