Algumas pessoas afirmam que gatos são notórios por serem desapegados e não emocionais, mas nada podia estar mais longe da realidade. Assim como as pessoas, existem os gatos que preferem ficar sozinhos a depender de terceiros para seu bem estar emocional. Contudo, há muitos desses felinos que anseiam por afeição vinda de seus filhotes e humanos.
Em homenagem a esses dóceis felinos, aqui vai uma lista de algumas raças de gatinhos carinhosos que frequentemente mostram-se amigáveis e ansiosos por atenção.
1 – Cornish Rex
Com suas orelhas pontudas, pelos cacheados e longos, e silhueta fina, esses –aparentemente –delicados gatinhos são frequentemente chamados de estranhos, mas isso não diminui sua personalidade amigável. Pode-se até mesmo dizer que eles possuem senso de humor, já que sempre acabam encontrando um jeito de ser o centro das atenções.
Os indivíduos dessa raça amam estar na companhia de seus donos e mostrar o quão espertos são ao fazer truques, o que pode levar as pessoas a acreditarem que eles se identificam como cães. Os gatos Cornish Rex são geralmente muito sociáveis com crianças, cães e outros gatos. O melhor de tudo é que eles são muito afetivos, o que pode ter algo a ver com o fato de eles serem altamente inteligentes.
2 – Mau Egípcio
Vale lembrar que essa é uma das mais antigas raças de gato do planeta. Possuem um casaco de pintas que os faz serem muito desejados e bonitos. Amam estar ao redor de seus humanos favoritos e acabam por ser uma ótima raça a adicionar ao convívio se você já tem outros gatos, pois eles se dão muito bem com outros animais.
Seria equivocado assumir que eles são ariscos por suas aparências, pois o Mau Egípcio é um dos gatos mais amigáveis entre todos. Você pode até percebê-lo balançando a calda e amassando as coisas em volta –comportamento fortemente associado à demonstração de afeto em gatos.
3 – Devon Rex
Alguns gatos são naturalmente adoráveis, e esses pequenos possuem cabeças que aparentam ser muito grandes para seu corpo, contudo, eles ainda apresentam personalidade amável e extravagante. Entre seus pelos curtos e cacheados e olhos grandes, os gatinhos da raça Devon Rex são muito brincalhões e curiosos.
Sendo muito inteligentes, eles amam aprender novos truques e mostrá-los para seus donos. Além disso, são frequentemente acionados como gatos de terapia, já que são muito afetivos e pacientes.
4 – Maine Coon
Se você gosta de ser seguido em todos os cômodos por uma bola de pelos gigante, os Maine Coons são perfeitos, pois se apegam à família rápido e apreciam estar perto das pessoas para dar e receber afeição. Eles também são adaptáveis a estranhos, outros gatos e cães no convívio.
Essa raça é amigável, contudo, possui alguns hábitos interessantes, como o de jogar seus brinquedos na água e esfregar a cabeça nas pessoas para chamar atenção.
5 – Tonkinese
Muito mais corteses que seus primos –os Burmeses-, gatos Tonkineses são mais quietos e descontraídos. Eles apreciam mais de tudo: mais carinho, mais brincadeiras, mais tempo juntos, etc. Sua alta inteligência e inabilidade de ceder ao tédio é, talvez, o motivo pelo qual esses gatos também possam performar truques que você queira ensinar.
6 – Persa
Uma das razões pela qual os persas estão no topo das listas de popularidade, pode ser o fato de eles serem um daqueles tipos especiais de pets que, de algum forma, sentem que você está tendo um dia ruim e gravitam ao seu redor no que parece ser uma tentativa de assegurar que está tudo bem. Sua doce expressão é a reflexão perfeita de seu verdadeiro temperamento: um bichinho com “amor” estampado na testa.
7 – Ragdoll
Flexíveis tanto fisicamente quanto em questões de temperamento, os queridos Ragdolls podem se acostumar a até mesmo serem vestidos como bonecas e “amassados” por crianças apaixonadas; suas personalidades são extremamente descontraídas.
Esses gatos tendem a seguir seus humanos favoritos por toda a casa e escalar as costas do sofá em que você estiver sentado apenas para deitar-se no seu colo, justamente como uma boneca de pano (“ragdoll”, em inglês).
8 – Siamês
Talvez por sua aparência similar à de esfinges, algumas pessoas acreditam que os gatos siameses são extremamente meticulosos, esquivos e difíceis de agradar, mas isso não podia estar mais distante de ser verdade.
Uma característica dos gatos siameses é a verbalização contínua, aliado a isso, esses gatos gostam de demonstrar o quanto estão satisfeitos com a chegada do dono: frequentemente fazem como cães e demandam o tempo e atenção do seu humano sempre que este se encontra disponível.
Donos de siameses frequentemente relatam histórias de como seus gatos abriram torneiras, portas e descobriram formas de sair de qualquer lugar em que não queiram estar. Isso mostra o quão espertos eles são. Quebra-cabeças e vários brinquedos de gatos podem fazer seus dias –e noites –menos agitados.
9 – Sphynx
Por falar em esfinges, essa raça possui algumas das características físicas do gato de pedra com o qual todos estamos familiarizados: suas orelhas são incrivelmente grandes, são carentes em pelo e apresentam face enrugada; mas estão longe de ter a mesma personalidade, já que são brincalhões, extravagantes, atenciosos e adoráveis.
A melhor parte pode ser a afeição óbvia que demonstram por seus humanos favoritos, pois eles amam as pessoas que escolhem e não perdem chances de deixar isso bem claro.
Gatos são muito mais afetivos do que muitas pessoas pensam
Uma das melhores coisas sobre os gatos é que eles possuem personalidades tão distintas… Diferentemente dos cães, que quase sempre demonstram devoção incondicional, os gatos se parecem mais com as pessoas, pois frequentemente preferem estar sozinhos –assim como você mesmo deve fazer –para descansar e se recuperar, tomar um banho relaxante e sentar em silêncio por um tempo para observar o que está acontecendo do lado de fora. Dito isso, conheça o seu gato e saiba respeitar seus momentos.