O melão cantaloupe é uma deliciosa fruta possuinte de uma grande variedade de benefícios à saúde, incluindo fortificação do sistema imune, garantia de pele e olhos saudáveis, redução das chances de câncer, prevenção de artrite, diminuição dos níveis de estresse e melhor controle da diabetes. Estes atributos são em grande parte devido aos altos níveis de vitaminas e minerais presentes na composição da fruta.
Os nutritivos benefícios do melão cantaloupe são derivados de seu alto conteúdo de Vitaminas A, C e B6, potássio, niacina, fibra dietética e ácido fólico.
Benefícios do melão cantaloupe à saúde
- Prevenção do câncer: os cantaloupes são ricas fontes de nutrientes benéficos, incluind beta-caroteno, um carotenóide essencial ao corpo. É não apenas o precursor para a Vitamina A, mas também tem mostrado alto potencial como antioxidante. O beta-caroteno tem sido ligado a chances reduzidas de contrair diferentes tipos de câncer, e os fitoquímicos presentes em frutas frescas como este tipo de melão também tem sido apontados como anti-tumores. De forma geral, o conteúdo nutricional dos cantaloupes é uma poderosa ferramenta na prevenção do câncer e na erradicação de radicais livres, as toxinas resultantes do metabolismo celular que podem levar a inúmeras condições perigosas, incluindo doenças cardíacas e câncer.
- Melhora do sistema imunológico: os cantaloupes não apenas possuem o beta-caroteno trabalhando na erradicação de radicais livres, como também quantidades saudáveis de Vitamina C. Esta vitamina age de forma similar aos antioxidantes na eliminação de radicais livres e é uma importante linha de defesa para um sistema imune saudável. Além disso, a Vitamina C estimula a produção de células brancas, que localizam e destroem bactérias perigosas, vírus e outras substâncias de corpos estranhos que possam ter invadido a corrente sanguínea.
- Saúde da pele: como dito anteriormente, esta variedade de melão é rica em beta-caroteno que é um precursos da Vitamina A. A melhor parte sobre beta-caroteno provindo de fontes naturais ao invés de suplementos, é que as chances de overdose de Vitamina A são consideravelmente reduzidas, pois o corpo converte somente a quantidade necessária, o restante permanece como beta-caroteno para combater doenças em forma de antioxidante. A quantidade de Vitamina A convertida penetra a pele e estimula as células da membrana da derme, incentivando o reparo e crescimento. Isso protege as membranas do corpo de toxinas que causam o envelhecimento da pele.
- Saúde dos olhos: carotenóides são benéficos para a manutenção da saúde ocular. Isso é associado a menores risco de cataratas e degeneração macular.
- Estresse e ansiedade: o potássio é um dos nutrientes essenciais encontrados no cantaloupe, e é considerado um vasodilatador, o que significa que ele relaxa os vasos sanguíneos e reduz a pressão sanguínea. A pressão alta pode se tornar um agente estressante ao corpo, e pode até mesmo induzir a liberação de hormônios de estresse, como o cortisol. O potássio também aumenta o fluxo de sangue e oxigênio ao cérebro, o que resulta e sensação de calma. Finalmente, reduz a presença de hormônios associados ao estresse no organismo e pode reduzir drásticamente os sintomas da ansiedade.
- Diabetes: estudos recentes mostram que os melões cantaloupe podem ser conectados à melhorias no metabolismo de insulina, o que significa flutuação mais saudável dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo alterações bruscas. Também foi mostrado que são capazes de reduzir o estresse oxidativo nos rins, fato que pode reduzir algumas doenças relacionadas aos rins.
- Artrite: os fitoquímicos também possuem qualidades antiinflamatórias. Isso significa que uma boa quantidade de melões cantaloupe pode prevenir o estresse oxidativo nas juntas e ossos, reduzindo, portanto, a inflamação. Inflamações crônicas dessas áreas vitais podem levar a condições como artrite.
- Digestão: cantaloupes possuem altas taxas de fibra dietética, que é um componente essencial à saúde do intestino. Ingerir quantidade apropriada de fibras dietéticas pode ajudar a dar volume às fezes e reduz as chances de constipação. Ao assegurar movimentos suaves ao intestino –através da ingestão de fibras –você reduz os riscos de câncer colorretal e outras condições grastrointestinais perigosas.