“Uma boa coisa sobre a música, é que quando ela bate, você não sente dor”.
A julga pela frase acima, Bob Marley era parte poeta, parte cientista. Isso porque existe alguma verdade no que ele disse. Pesquisas sugerem que a música não apenas nos ajuda a superar a dor: ela também beneficia nossa saúde mental e física de inúmeras formas. Leia abaixo sobre como ouvir música pode reforçar sua saúde.
A música pode…
1 – Aliviar a dor: a música pode reduzir significativamente a intensidade percebida da dor, especialmente no cuidado geriátrico, intensivo ou na medicina paliativa (uma área da saúde que foca em prevenir e aliviar o sofrimento dos pacientes).
2 – Motivar as pessoas a pedalar mais: um estudo em universitários masculinos e saudáveis descobriu que, enquanto pedalando em uma bicicleta ergométrica, os participantes foram mais intensos ao ouvir música. Bônus extra: eles também aproveitaram mais os hits.
3 – Melhorar a motivação e o desempenho da corrida: aqui vai uma jeito fácil de bater seu recorde se você é um corredor: ouça à sua música favorita. Ouvir músicas pode ajudar as pessoas a correr mais rápido, intensificar a motivação do treino e melhorar a resistência.
4 – Aumentar a resistência: ouvir aquelas playlists para treino podem melhorar a performance física e aumentar a resistência durante uma sessão pesada de exercícios. Isso funciona, em partes, pelo poder de distração: enquanto foca em seu álbum favorito, você pode acabar não notando que correu um km a mais.
5 – Acelerar na recuperação pós-treino: um estudo descobriu que ouvir música após o treino pode ajudar o corpo a se recuperar mais rápido. Enquanto isso, músicas lentas provocam relaxamento depois dos exercícios. Parece que qualquer tipo de música pode ajudar no processo físico de recuperação.
6 – Melhorar a qualidade do sono: foi mostrado que ouvir à músicas clássicas é um tratamento efetivo no tratamento de insônia em universitários, fazendo disso uma opção segura, barata e alternativa aos remédios indutores de sono e calmantes.
7 – Ajudar pessoas a comer menos: um estudo descobriu que músicas e luzes leves no ambiente das refeições pode ajudar as pessoas a desacelerarem enquanto comem e auxiliá-las a comer menos em uma única refeição (talvez porque relaxar e ir um pouco mais devagar as ajuda a serem mais conscientes a respeito de seus índices de satisfação).
8 – Melhorar a função dos vasos sanguíneos: cientistas descobriram que as emoções que pacientes experimentam enquanto ouvem músicas possuem um efeito saudável na função dos vasos sanguíneos. A música fez os participantes do estudo se sentirem mais felizes, o que resultou em um fluxo maior de sangue em seus vasos).
9 – Reduzir o estresse: estudos descobriram que ouvir música pode aliviar o estresse ao causar a liberação dos redutores bioquímicos de estresse.
10 – Induzir a um estado meditativo: ouvir batidas lentas pode alterar a velocidade das ondas cerebrais, criando uma atividade cerebral similar à quando a pessoa está meditando ou hipnotizada. Algumas pesquisas sugerem que usar estimulantes rítmicos (tais como a música) para induzir esses estados pode ter um efeito terapêutico, atenuando sintomas de enxaquecas, TPM e até mesmo problemas comportamentais.
11 – Aliviar sintomas da depressão: quando você estiver se sentindo pra baixo, a música pode ajudar a se levantar novamente. Pesquisas sugerem que o gênero de música importa: músicas clássicas e meditativas parecem ser particularmente inspiradoras, enquanto que gêneros como heavy metal e música eletrônica podem tornar os sintomas ainda piores.
12 – Melhorar o humor: um estudo de 2013 descobriu que a música ajuda as pessoas a melhorarem o astral e entrarem em contato com seus sentimentos. Os participantes do estudo classificaram “regulação e levantamento de astral” e “autoconsciência” como os dois benefícios mais importantes de ouvir música.
13 – Melhorar a performance cognitiva: músicas de fundo podem melhorar a performance em tarefas cognitivas. Um estudo mais antigo descobriu que ouvir à música permitiu que os participantes completassem mais questões em menos tempo, além de acertar mais. Pesquisas mais recentes sugerem que isso depende do tipo de música que cada pessoa prefere para melhorar seu estado mental.
14 – Ajudar as pessoas a se saírem melhor em situações de alta pressão: um estudo descobriu que jogadores de basquete com performances abaixo do desejável em jogos ficaram significativamente melhores em lances-livres e sob pressão ao ouvir a músicas com batidas e letras alegres.
15 – Reduzir a ansiedade tanto quanto uma massagem: um estudo descobriu que o efeito da música nos níveis de ansiedade é similar ao de receber uma massagem. Aqui vai uma ideia: ouça às suas músicas favoritas enquanto recebe uma massagem e dobre o relaxamento.
16 – Relaxar pacientes antes de cirurgias: um estudo descobriu que ouvir músicas ajudou a pôr pacientes cardiovasculares em um estado de calma e relaxamento antes de suas cirurgias. Esse é um benefício muito importante para quase 4milhões de pessoas que fazem cirurgias cardíacas a cada ano nos Estados Unidos.
17 – Atenuar o estresse após cirurgias: a música não ajuda apenas antes das cirurgias. Outro estudo revelou que ouvir à músicas durante o repouso pós-cirúrgico (especialmente em pacientes cardíacos) ajudou os pacientes a relaxarem e reduziu seus níveis de estresse.
18 – Elevar o astral no trânsito: ouvir música enquanto dirige pode impactar positivamente o humor. Dessa forma, se você está se sentindo ranzinza no seu carro, tente aproveitar alguns de seus hits favoritos.
19 – Ajudar pacientes de câncer a administrar o estresse e ansiedade: foi demonstrado que a música ajuda pacientes de câncer a comunicar seus sentimentos, gerenciar o estresse e atenuar o desconforto físico e a dor. Ela também reduz a ansiedade e melhora sua qualidade de vida.
20 – Melhorar a recuperação de pacientes de derrame: pesquisadores na Finlândia concluíram que quando pacientes de derrame ouviam música por duas horas diárias, sua memória verbal e atenção melhoravam, além de que eles obtiveram humores melhores quando comparados aos pacientes que não ouviram música ou ouviram áudio-books.
Independentemente de seu gosto musical, está claro que as batidas beneficiam sua saúde. A melhor parte? Agora você tem uma desculpa para ouvir Beethoven enquanto seu colega de quarto tenta estudar!