Os poderosos nutrientes das sementes de linhaça podem ajudar a combater muitas doenças e enfermidades, incluindo doenças cardiovasculares, inflamação, artrite, alergias, asma e diabetes. Linhaça reduz o risco de vários tipos de câncer e melhora a saúde reprodutiva em mulheres. Também ajuda a manter os olhos, a pele e o cabelo saudáveis.
O que são sementes de linhaça?
As sementes de linhaça são sementes minúsculas, marrons ou douradas. Os benefícios para a saúde que essas sementes oferecem as fizeram ser parte das culinárias tradicionais da Ásia, América e África. Elas podem ser comidas cruas, mas são mais benéficas na forma geminada ou moída, pois nosso corpo pode absorver os nutrientes das sementes de linhaça mais facilmente. Além disso, essa é uma refeição saborosa. Ainda, as sementes podem ser usadas para fazer óleo de linhaça, que também é muito fácil de digerir.
Os altos valores nutricionais e benefícios à saúde dessas sementes podem superar os oferecidos por qualquer outro cereal.
Fatos nutricionais sobre sementes de linhaça
As sementes de linhaça são uma ótima fonte de fibra dietética e proteínas vegetais. Elas são ricas em ácido alfa-linolênico, ácidos graxos ômega-3 e lignanas. Os minerais presentes nessas sementes incluem tiamina, manganês e magnésio. Eles também são uma rica fonte de vitamina C e B6, cálcio, ferro, potássio e sódio. Semente de linhaça contém zero colesterol.
Benefícios das sementes de linhaça para a saúde
Sementes de linhaça possuem muitos benefícios para a saúde que podem melhorar seu bem-estar e a qualidade de sua dieta. Vamos dar uma olhada em alguns deles:
Alto teor de fibra
A semente de linhaça é uma parte essencial de muitas dietas, uma vez que mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle. Devido à presença de fibras, a semente mantém o estômago cheio e ajuda a evitar a ingestão de calorias extras caso você coma muito.
Ricas em antioxidantes e previnem câncer
Existem compostos fitoquímicos na linhaça que atuam como antioxidantes e são os principais agentes na prevenção e combate ao câncer. Além disso, essas sementes são uma rica fonte de lignanas, que se convertem em substâncias químicas que equilibram os hormônios no corpo. Há evidências de que os lignanas auxiliam a saúde reprodutiva, previnem os sintomas da menopausa e combatem os efeitos do diabetes do 2º tipo. Além disso, segundo o Journal of Nutrition and Cancer, os ácidos graxos ômega-3, contidos nestas sementes, foram comprovados para reduzir o risco de câncer de mama, próstata e cólon.
Previnem doenças cardíacas
De acordo com “Phytochemicals and Phytopharmaceuticals“, a linhaça é uma rica fonte de flavonóides C-glicosídeos. Esses compostos polifenólicos inibem a peroxidação lipídica, a agregação plaquetária e a permeabilidade e fragilidade capilar, levando a uma menor incidência de doenças cardiovasculares.
Tratam diabetes
Linhaça é uma rica fonte de fibra dietética solúvel e insolúvel. Esta propriedade da linhaça ajuda a manter os níveis normais de açúcar no sangue em pessoas que sofrem de diabetes.
Reduz colesterol
A fibra solúvel presente na semente de linhaça ajuda a manter as funções gastrointestinais, enquanto a fibra insolúvel desempenha um papel vital em manter o coração saudável, diminuindo os níveis séricos de colesterol LDL (ruim).
Cuidados da pele
Óleo de linhaça pode curar áreas de pele inflamada em casos de acne, rosácea e eczema. A aplicação tópica deste óleo cura efetivamente as queimaduras solares.
Cuidados do cabelo
O óleo de linhaça é capaz de tratar cabelos e unhas quebradiços e evitar pontos divididos. Também é eficaz contra as condições irritantes do couro cabeludo causadas pelo eczema.
Ricas em vitaminas
Semente de linhaça é rica em vitaminas do complexo B e vitamina E, além de minerais como magnésio, potássio e ferro. A vitamina E é essencial para uma pele e ossos saudáveis. O potássio mantém a saúde dos nervos e o ferro é um componente vital dos glóbulos vermelhos e de muitas enzimas que afetam nosso metabolismo em geral.
Uma boa fonte de proteínas
Semente de linhaça é uma rica fonte de proteínas dietéticas, com alto índice de aminoácidos essenciais, fornecendo a maior parte da taxa de ingestão diária de proteínas que o nosso corpo precisa.
Ricas em ômega-3 e combate a inflamação
Semente de linhaça é uma grande fonte de ácidos graxos ômega-3, inferior apenas ao óleo de peixe. O ácido graxo ômega-3 é o agente mais ativo que combate a inflamação no corpo. A inflamação é uma das principais causas de doenças cardíacas, asma, alergias, diabetes e até mesmo certos tipos de câncer. A linhaça também mostrou reduzir a inflamação nos rins em casos de nefrite.
Sem glúten
Sementes de linhaça são 100% livres de glúten e, portanto, podem ser comidas por pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca, embora seja importante notar que não todo produto que diz conter semente de linhaça automaticamente tem zero glúten.
Perda de peso
Estas sementes também podem ajudar na perda de peso porque são ricas em fibras e outras gorduras saudáveis. Também ajuda a melhorar o metabolismo, reduz o risco de problemas digestivos e diminui a obesidade.
Pressão sanguínea
O ômega 3 e a fibra nesses alimentos saudáveis podem reduzir a pressão sanguínea e consequentemente prevenir derrames, hipertensão e outras doenças cardíacas.
Digestão
A presença de lignanas derivadas de plantas, ômega 3, óleos e fibras na linhaça ajuda a melhorar a digestão, promovendo a lubrificação e aliviando a constipação.
Aumentam a imunidade
O ácido alfa-linolênico e os lignanas encontrados na linhaça reforçam a resposta imune no organismo e previnem doenças inflamatórias, como artrite reumatoide, psoríase e um distúrbio autoimune chamado lúpus.
Reduz sintomas da menopausa
Lignanas contidas em semente de linhaça podem ser usadas como alternativa à terapia de reposição hormonal, devido às suas propriedades estrogênicas, reduzindo assim os sintomas da menopausa e da artrite em mulheres.
Reduz a disfunção ovariana
Foi comprovado que o consumo regular de semente de linhaça pelas mulheres menstruadas inibe as alterações do ciclo e uma redução na disfunção ovariana.
Reduz o olho seco
Consumo de linhaça pode reduzir a síndrome do “olho seco”. Além disso, os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir o risco de degeneração macular, uma doença ocular causada pela danificação dos nervos no olho.
Sementes de chia vs sementes de linhaça
Embora existam muitos aspectos em que as sementes de chia e as sementes de linhaça têm o mesmo perfil nutricional, existem outros, onde elas são completamente opostas uma à outra. Vamos discuti-los em detalhes abaixo.
- O teor de ácido alfa-linolênico nas sementes de linhaça é maior que o da chia.
- Enquanto sementes de linhaça são uma grande fonte de lignanas derivadas de plantas, as sementes de chia não são, embora as sementes de chia contenham outros antioxidantes.
- Sementes de chia contêm mais fibra do que sementes de linhaça.
- Sementes de Chia são uma rica fonte de cálcio, enquanto sementes de linhaça não são.
Tendo notado as diferenças, vale notar também que as duas variedades de sementes têm seus próprios benefícios devido a sua composição única. É errado pensar que uma delas é melhor do que a outra.
Efeitos colaterais
Consuma semente de linhaça moída para desfrutar de todos os benefícios. Devido ao seu alto teor de fibra, semente inteiro de linhaça inteira pode causar o seguinte:
- Inchaço
- Desconforto no estômago
- Gases
- Fezes moles
Em alguns casos a semente pode diminuir seu apetite e levar às alterações hormonais anormais quando consumidas em grandes quantidades.