"Viver em harmonia com a natureza é encontrar a verdadeira essência da vida."

15 benefícios surpreendentes do boro

O boro é um mineral vital essencial para a saúde e crescimento do corpo. Perigosas condições como artrites e osteoporose podem ser amenizadas pelo boro assim como os sintomas da menopausa. Acredita-se que o mineral também melhora a habilidade natural do corpo de absorver cálcio e magnésio.

Importantes fontes de boro

 

Frutas como maçãs, laranjas, uvas, pêras, ameixas, kiwis, sultanas, tâmaras, abacates, soja e nozes são ricas em boro. Grão-de-bico, feijão borlotti, avelã, groselha, manteiga de amendoim, feijão vermelho, tomate, lentilha, azeitona, cebola, vinho de batata e cerveja também são fontes notáveis desse mineral.

Sintomas da deficiência de boro

 

Ainda que os sintomas da deficiência de boro não sejam completamente compreendidos, é sabido que pode resultar em metabolismo anormal de cálcio e magnésio. Alguns dos outros sintomas incluem hipertireoidismo, desequilíbrio dos hormônios sexuais, osteoporose, artrite e má função neural.

  

Benefícios do boro para a saúde

 

  • Previne a artrite: esse mineral é um tratamento eficaz para artrite e em mais de 95% dos casos, foi notado que houve melhora significativa em aumentar a integração do cálcio nas cartilagens e ossos. Com o avanço da idade, os ossos podem se tornar fracos e porosos, o boro pode retardar essa deterioração ao garantir que os níveis de cálcio serão maximizados e usados de forma eficaz.

 

  • Reduz a serveridade da artrite reumatóide: o boro reduz significativamente as condições alérgicas e inflamatórias que são tipicamente associadas com a artrite reumatóide.

 

  • Usado para musculação: o boro é capaz de aumentar a taxa de testosterona nos homens. Ainda que muitos levantadores de peso prefiram tomar suplementos à base do mineral para aumentar seus níveis de testosterona, não existe evidência concreta ou explicação para esse mecanismo.

 

  • Ajuda na saúde óssea: as capacidades de construção óssea do boro sempre são ignoradas em detrimento do cálcio. Contudo, o mineral funciona em uníssono com o cálcio para dar força aos ossos. Ele cumpre um papel muito importante em minimizar os ricos de osteoporose e artrites. Além disso, ajuda no metabolismo de minerais envolvidos no desenvolvimento do esqueleto como o cálcio, magnésio e cobre. Também afeta vários hormônios, incluindo o estrogênio e a testosterona, que são relacionados à saúde óssea.

 

  • Produção de estrogênio: o boro pode aumentar a produção de estrogênio em mulheres na menopausa, e trazer de volta seu desejo em poucos dias de tratamento. O nível aumentado de hormônios reduz a necessidade de terapias de reposição hormonal ou outras soluções farmacêuticas.

 

  • Desenvolvimento embrionário: o boro se mostra essencial para a reprodução e o desenvolvimento do feto, ainda que não hajam muitas informações sobre isso, pesquisas se encontram em andamento.

 

  • Previne osteoporose pós-menopausa: o boro pode aliviar os sintomas como ondas de calor e suores noturno que são tipicamente associados à menopausa, e assegura que as taxas de minerais se mantenham a níveis apropriados, já que mulheres sofrem de desequilíbrios hormonais –que podem atrapalhar o normal funcionamento dos sistemas do corpo –logo após a menopausa.

 

  • Câncer: os neutrons de boro são usados na terapia do câncer e no desenvolvimento de fortes enzimas inibidoras. Os compostos do mineral também são isados em réplicas de anticorpos que podem facilmente identificar importantes sacarídeos biológicos.

 

  • Bom funcionamento da membrana celular: cumpre um importante papel na manutenção das funções das membranas celulares e orgânicas, além de estabilizar os hormônios receptores para que os processos do corpo ocorram de forma equilibrada.

 

  • Previne coágulos sanguíneos: acredita-se que o boro pode influenciar alguns fatores de coagulação sanguínea no corpo. Contudo, mais estudos precisam ser concluídos em ordem de autenticar esse fundamento, que tornaria o mineral um ótimo aliado no combate e prevenção de doenças cardíacas.

 

  • Insuficiência cardíaca congestiva: o boro pode aliviar significativamente as dificuldades causadas pela insuficiência cardíaca congestiva.

 

  • Reduz os níveis de lipídios plasmáticos: o boro ajuda a reduzir o acúmulo de lipídios e promove a remoção do colesterol de várias formas, reduzindo, desta forma, as chances de desenvolver condições como Ateroesclerose e coágulos sanguíneos, além de proteger o corpo contra ataques cardíacos e derrames.
  • Reduz infecções fúngicas: o boro protege o corpo de ataques de parasitas hostis como os Candida Albicans e outras infecções fúngicas.
  • Performance cognitiva e funcionamento cerebral: estudos mostram que o boron melhora o funcionamento do cérebro, a coordenação olho-mão, memória de curto prazo e a habilidade de concentração.

 

  • Inibidor de enzimas: o boro pode evitar a formação e o efeito de enzimas perigosas enquanto que, serve simultaneamente como um co-fator para outras reações de enzimas benéficas.

 

Até mesmo boas coisas devem ser consumidas com moderação…

 

Sintomas de overdose de boro incluem náusea, vômito, fraqueza e dermatites. Em alguns casos, anormalidades ósseas também são percebidas. Normalmente, o mineral é facilmente absorvido e excretado pela urina. Contudo, em pessoas com problemas renais, o boro pode se acumular no coração, rins, cérebro e tecidos, então, tome cuidado com a quantidade sendo consumida, particularmente se anda usando suplementos de alta concentração.

2 comentários em “15 benefícios surpreendentes do boro”

Deixe um comentário

© Viver Natural - Todos os direitos reservados 2024