"Viver em harmonia com a natureza é encontrar a verdadeira essência da vida."

11 surpreendentes benefícios das Peras

As peras são valiosos frutos que têm sido amplamente utilizados no mundo inteiro e prezados por seu delicioso sabor desde os tempos antigos. Os benefícios das peras para a saúde incluem sua capacidade de ajudar na perda de peso, melhorar a digestão e a saúde do coração, regular os níveis de fluidos no corpo e reduzir a pressão arterial. Elas também aumentam a capacidade cognitiva, previnem o câncer e promovem a cicatrização de feridas e a regeneração de tecidos. Além disso, as peras ajudam na defesa contra defeitos congênitos, estimulam o sistema imunológico e reduzem a inflamação, enquanto aumentam o metabolismo, melhoram a circulação, protegem contra a osteoporose e ajudam na pele, olhos e cabelo.

O valor nutritivo de peras

Além de sua disponibilidade e sabor, as peras também são valorizadas por seus benefícios medicinais há milhares de anos. A ciência moderna nos diz que o conteúdo de minerais, vitaminas e compostos orgânicos de todas as variedades de peras é a razão de seu vasto potencial beneficiário para a saúde. Alguns desses componentes ativos e eficazes são potássio, vitamina C, vitamina K, compostos fenólicos, ácido fólico, fibra alimentar, cobre, manganês, magnésio, assim como vitaminas do complexo B.

Benefícios das peras para a saúde

Além de ser uma adição saborosa à dieta, as peras também são cheias de nutrientes, que proporcionam benefícios medicinais. Vejamos esses benefícios em mais detalhes:

  1. Melhora a digestão: as peras podem ser um agente muito poderoso no que diz respeito a melhorar a saúde digestiva, já que apenas uma porção de peras fornece 18% da necessidade diária de ingestão de fibras. A maioria das fibras nas peras são polissacarídeos não solúveis (NSP), o que significa que atuam como um agente de volume nos intestinos. Esta fibra aumenta o volume dos alimentos e facilita a passagem da comida pelos intestinos, além de estimular a secreção de sucos gástricos e digestivos. Também regula os movimentos intestinais e reduz as chances de constipação, bem como diarreia e intestino solto. Por fim, a natureza áspera da fibra das peras ajudam-nas a se ligar a agentes produtores de câncer e radicais livres no cólon e a proteger o órgão de seus efeitos prejudiciais.
  2. Auxilia na perda de peso: uma das reclamações das pessoas sobre frutas em geral é o conteúdo calórico, principalmente no que se refere a derivados de açúcares No entanto, as peras são uma das frutas com menor teor calórico: uma pêra média contém pouco mais de 100 calorias, o que corresponde a 5% do consumo diário de calorias de uma dieta saudável; sendo que ainda assim, a suplementação nutricional que elas fornecem é imensa. Tudo isso faz com que a pera seja um alimento de alta energia e nutrição, com baixo impacto no ganho de peso e obesidade.
  3. Conta com atividade antioxidante: como muitas outras frutas, as peras são ricas em antioxidantes que combatem várias doenças e condições dentro do corpo. Antioxidantes trabalham para eliminar os radicais livres que se acumulam no corpo. Esses radicais livres levam a mutações de células saudáveis. Portanto, os componentes antioxidantes da vitamina C, vitamina A e compostos flavonóides, como o beta-caroteno, luteína e zeaxantina, que são encontrados em peras, podem ajudar o corpo a se livrar dos compostos perigosos.
  4. Ajuda na prevenção do câncer: antioxidantes são primariamente elogiados por seus efeitos anticancerígenos, e as pêras têm sido relacionadas à prevenção de vários diferentes tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, reto, mama, próstata e pulmão.
  5. Aumenta a imunidade: as peras são ricas em antioxidantes e vitamina C que são benéficos para o sistema imunológico, pois estimulam a produção de glóbulos brancos. Eles também são conhecidos por ajudar o sistema imunológico, o que propicia a eliminação de doenças como resfriados comuns, gripes e outras doenças leves.
  6. Melhora a saúde de coração: peras são uma incrível fonte de potássio, o que significa que elas podem ter um significativo impacto sobre a saúde, já que o potássio é um vasodilatador bem conhecido – isso significa que ele diminui a pressão sanguínea, a tensão do sistema cardiovascular em geral e dificulta a formação de coágulos ou reduz os danos causados pelos mesmos. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, oxigenando os órgãos e promovendo seu funcionamento. A redução da pressão arterial também está ligada a uma menor chance de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Finalmente, o potássio funciona como um regulador de fluidos no corpo, o que significa que ele ajuda a manter o corpo hidratado e assegura o equilíbrio de fluidos essenciais nas células e órgãos. Sem potássio, muitas das nossas funções essenciais seriam retardadas ou interrompidas.
  7. Acelera a cicatrização: a vitamina C também é uma parte essencial da síntese de novos tecidos em vários órgãos e estruturas celulares do corpo. Isso mantém o metabolismo do corpo funcionando sem problemas e de forma adequada. Além disso, com as grandes quantidades de ácido ascórbico que as peras fornecem, a cicatrização de feridas é acelerada. O ácido ajuda também a reparar os vasos sanguíneos danificados, o que pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
  8. Melhora a circulação: para pacientes que sofrem de anemia ou outras deficiências minerais, as peras podem ser muito úteis, devido ao alto conteúdo de cobre e ferro. O cobre facilita e melhora a absorção de minerais no sistema, enquanto níveis elevados de ferro significam que a síntese de glóbulos vermelhos aumenta. É possível evitar fadiga, mau funcionamento cognitivo, fraqueza muscular e mau funcionamento do sistema de órgãos consumindo alimentos ricos em ferro e cobre – ambos minerais encontrados em significativas quantidades nas peras.
  9. Previne defeitos congênitos: os folatos são outros componentes valiosos nutricionais das peras. O ácido fólico é positivamente correlacionado com reduções nos defeitos do tubo neural em recém-nascidos.
  10. Reduz inflamações: os componentes antioxidantes e flavonóides das peras também podem induzir efeitos anti-inflamatórios no corpo, reduzindo a dor associada à inflamação. Isso inclui a redução dos sintomas da artrite, condições reumáticas, gota e condições semelhantes.
  11. Melhora a saúde dos ossos: o alto conteúdo mineral das peras inclui magnésio, manganês, fósforo, cálcio e cobre. Estes ajudam na redução da perda mineral pelos ossos e condições debilitantes como a osteoporose e a fraqueza geral do corpo devido à falta de suporte pelos ossos.
  12. Beneficia pele e cabelos: uma das vitaminas mais versáteis do corpo humano é a vitamina A. As peras são ricas em vitamina A e seus subsequentes componentes, como a luteína e a zeaxantina. Atuando como antioxidantes e participando em alguma reações enzimáticas e funções de órgãos, as peras podem reduzir os efeitos do envelhecimento na pele, como rugas e manchas senis. Estes poderosos frutos também podem reduzir a perda de cabelo, degeneração macular, catarata e várias outras condições associadas ao processo de envelhecimento.

Observação: não há interações conhecidas ou riscos para a saúde relacionados a poras, embora sempre existam estudos em andamento. No entanto, algumas pessoas sofrem de reações alérgicas com base em certos tipos de frutas. Monitore o comportamento e a reação do seu corpo se você não está acostumado a comer peras, e só coma uma quantidade apropriada, ou seja, não mais de uma pêra por dia.

 

Deixe um comentário

© Viver Natural - Todos os direitos reservados 2024