Os benefícios do Fósforo incluem a formação saudável dos ossos e proteínas, normalização da excreção, equilíbrio hormonal, melhor extração energética, reparo celular, reações químicas otimizadas e utilização nutricional apropriada. Os benefícios do Fósforo o fazem um importante constituinte de qualquer dieta.
O Fósforo é um importante constituinte do esqueleto, sinalizando que seria impossível que ele funcionasse sem quantidades adequadas desse mineral no corpo. O Fósforo é geralmente notado como o segundo mineral mais profuso no corpo humano e é o segundo mais importante elemento quando se trata de manter a saúde e integridade óssea, perdendo apenas para o Cálcio.
À parte de prover força aos ossos, outros benefícios do Fósforo são essenciais para a execução de atividades essenciais por diferentes partes do corpo, tais como o cérebro, rins, coração e sangue.
Sintomas da deficiência de Fósforo
Os sintomas mais significativos da deficiência de Fósforo incluem ossatura fraca e desconforto nas juntas. O Fósforo age de forma similar ao cálcio, providenciando força aos ossos, sendo que, a deficiência pode levar a fraqueza, apodrecimento dos dentes, raquitismo e outros problemas relacionados à ossatura.
Pessoas com esse quadro também podem experimentar perdas de apetite e vitalidade reduzida para executar atividades de rotina. Juntamente a todos esses sintomas, a deficiência de Fósforo também pode trazer entorpecência, ansiedade, tremores, pesa de peso e crescimento retardado. O mineral é uma parte essencial de nossa dieta, particularmente durante a infância, quando a maioria dos processos de desenvolvimento e crescimento acontecem e precisam ocorrer regularmente, fazendo-se necessária a maior quantidade de nutrientes possíveis.
Importantes fontes de Fósforo
As mais importantes fontes de Fósforo incluem alimentos como carnes, nozes, legumes e produtos lácteos. Além disso, também contam com sementes de girassol, pão branco, batatas, brócolis e ervilhas. Outras fontes incluem manteiga de amendoim, atum, porco e refrigerantes. Em ordem de equilibrar a dieta com o conteúdo de Fósforo, é recomendado consultar profissionais médicos ou nutricionistas que possam explicar melhor as necessidades diárias.
Benefícios do Fósforo
Os benefícios do Fósforo não se restringem a uma categoria e possuem várias funções críticas para outras partes do corpo. Abaixo está a lista:
- Promove o crescimento dos ossos: o Fósforo é uma parte vital do processo de crescimento, assim como para a manutenção dos ossos e dentes. Ele trabalha em associação ao Cálcio para criar ossos fortes. Também auxilia na saúde das gengivas e esmalte dental, além de ajudar a aliviar problemas sérios como a perda óssea ou de densidade de minerais, também conhecida como osteoporose. Esse mineral é a fundação para uma estrutura óssea forte para assegurar uma vida saudável e funcional. Uma das descobertas recentes envolvendo o Fósforo também o ligam ao coração, sinalizando que com ingestão apropriada, você pode proteger melhor a si mesmo contra algumas doenças cardíacas.
- Melhora a digestão: o Fósforo desempenha um importante papel no processo de facilitação da digestão efetiva no corpo humano. Isso ocorre pela estimulação da digestão da riboflavina e niacina de forma eficiente. Essas duas variedades da Vitamina B são responsáveis por tudo, desde a energia metabólica ao sistema de respostas emocionais e neurológicas. Além disso, o Fósforo age diretamente na indigestão, constipação, diarreia e pode regular o sistema digestivo para otimizar a saúde e movimento intestinal. Isso melhora a saúde desse mesmo sistema, assim como também a dos rins, já que as toxinas são corretamente eliminadas do corpo, ao invés de reabsorvida pelos rins, fazendo com que esses órgãos fiquem sob estresse.
- Estimula a excreção e urina: o Fósforo desempenha um importante papel na saúde renal. Isso se deve à sua capacidade de assegurar a eliminação correta de toxinas dos rins através dos processos de urina e excreção. Ao aumentar a quantidade e frequência de urina, o corpo é capaz de equilibrar seus níveis de ácido úrico, sais em excesso, água e até mesmo gordura, já que, de forma geral, 4% da composição da urina é gordura. O Fósforo incentiva o equilíbrio saudável de todos os fluidos e materiais que devem ser eliminados do corpo, ajudando, dessa forma, todos os sistemas a permanecerem saudáveis e livres de toxinas.
- Reduz a fraqueza: o Fósforo possui a capacidade de remover problemas menores de saúde como fraqueza muscular, entorpecência, fadiga e similares. Níveis normais de Fósforo no corpo são uma ótima forma de permanecer ativo. A quantidade normal é de cerca de 1.200 mg para adultos.
- Dá suporte ao desenvolvimento cognitivo: já que o Fósforo é um elemento essencial encontrado dentro das células do cérebro, é claro que ele é responsável por importantes funções. Níveis apropriados de Fósforos garantem uma boa função cerebral e desenvolvimento e crescimento cognitivo. Estudos ligaram a deficiência de Fósforo ao risco aumentado de mal função cognitiva e a estágios iniciais de condições neurológicas, tais como demência e Alzheimer.
- Estimula o metabolismo de proteínas: o Fósforo é um dos mais importantes elementos para a criação de proteínas, que posteriormente ajudam no processo de reprodução. Ele também facilita a máxima utilização proteica no corpo humano para assegurar o crescimento apropriado das células, juntamente às suas necessidades de reparo. Da mesma forma, o Fósforo também ajuda o corpo a utilizar carboidratos e gorduras da melhor forma. O metabolismo de proteínas é o que mantém nosso corpo crescendo e em constante manutenção. É uma das mais fundamentais partes do metabolismo humano, sendo que o efeito estimulante do Fósforo é vital à saúde geral.
- Aumenta o reparo celular: o Fósforo contribui para o processo de reparo e manutenção de várias células do corpo. Ele assegura que elas se desenvolvam apropriadamente e se mantenham ativas. Essa contribuição provém principalmente do auxílio para criação de proteínas e do incentivo para que hormônios corretos reajam de acordo para estimular a atividade metabólica.
- Assegura o equilíbrio hormonal: os benefícios do Fósforo podem ser considerados vitais para regular o equilíbrio dos hormônios no corpo humano. O mineral assegura que os hormônios – especialmente aqueles requeridos para uma boa vida reprodutiva – estejam sempre presentes em quantidades apropriadas e balanceadas.
- Promove o metabolismo: o Fósforo auxilia no processo de extração de energia ao estimular o processo de metabolismo de diferentes nutrientes. Além disso, ele promove o fluxo energético e seu eficiente uso por diferentes sistemas orgânicos, alguns dos quais se devem à sua habilidade de absorver vitaminas tão eficientemente.
- Facilita a absorção de nutrientes: o Fósforo age como um importante participante ou co-fator em várias reações químicas que tomam lugar no corpo. Além disso, facilita a utilização apropriada de vários nutrientes consumidos pelo corpo. Certifique-se de sempre incluir Fósforo em sua dieta!