Os benefícios do morango incluem melhor saúde ocular, funcionamento cerebral adequado, alívio da hipertensão, artrite, gota e várias doenças cardiovasculares. O impressionante conteúdo polifenólico e antioxidante dos morangos os fazem bons colaboradores para a saúde do sistema imunológico, prevenindo contra vários tipos de câncer e reduzindo os sinais de envelhecimento precoce.
Essas frutinhas com aparência e sabor espetaculares asseguraram seu lugar na lista de frutas favoritas de muitas pessoas há muito tempo. Morangos possuem o nome científico Fragaria, mas existem diferentes sufixos para diferentes variedades, tais como Fragaria vesca (morango selvagem) e Fragaria orientalis (morango oriental), entre outros.
Morangos são frequentemente associados à Europa, e de algum forma, isso está correto. Eles eram usados na Roma Antiga e foram primeiramente cultivados como uma fruta de jardim na França no século XVIII. Contudo, eles também tinham origens na América do Sul. Essa relação Morango/Europa surgiu do fato de os morangos também serem encontrados na Europa.
Os morangos são extensivamente usados na culinária, incluindo em sorvetes, geleias, gelatinas, batidas, xaropes, massas, chocolates e até mesmo em remédios por seu sabor, textura e cor. Eles também podem ser consumidos frescos. Sabemos que todas as frutas, particularmente as silvestres e aquelas com cores exóticas são ricas em antioxidantes, o que significa que elas auxiliam muito na saúde geral do corpo e na proteção dos órgãos contra toxinas.
Valor nutricional e benefícios dos morangos
Morangos não são exceções à essa regra. Em adição aos antioxidantes, eles possuem muitos outros nutrientes, vitaminas e minerais que contribuem à saúde geral. Isso inclui folato, potássio, manganês, fibra dietética e magnésio. Eles também possuem alto conteúdo de Vitamina C! Juntos, esses componentes são responsáveis pelos benefícios dos morangos. Esses benefícios são explorados abaixo:
Saúde dos olhos: as razões primárias para quase todos os problemas relacionados ao olhos são os radicais livres ou deficiências de certos nutrientes. Com o avanço da idade e a falta desses nutrientes protetores, os oxidantes tóxicos ou radicais livres podem causar danos sérios aos olhos, tais como secura, degeneração dos nervos óticos, degeneração macular, defeitos de visão e maior susceptibilidade a infecções nessa região. Antioxidantes como os flavonoides, fotoquímicos fenólicos e ácido elágico –todos presentes nos morangos- podem ajudar na prevenção dessas enfermidade em grande escala. Outra condição que pode ser reparada pelos morangos é a alta pressão ocular. Qualquer distúrbio nessa pressão por causar grandes danos aos olhos. Morangos são úteis pois contêm potássio, que ajuda na manutenção do equilíbrio da pressão nos olhos.
Sistema imune: o sistema imune é a primeira linha de defesa do corpo contra infecções, ações microbianas, e uma grande variedade de outras condições potencialmente danosas e perigosas que podem afetar ao organismo. A Vitamina C é de grande auxílio para esse sistema e por muito tempo tem sido conhecida como um tratamento para resfriados comuns e tosses, assim como para outras infecções. A Vitamina C também estimula a atividade das células brancas do sangue, a primeira das primeiras linhas de defesa contra toxinas e corpos estranhos. Ela também pode ser um antioxidante, o que significa que neutraliza radicais livres, os subprodutos tóxicos do metabolismo celular que são constantemente sintetizados no corpo. Esses radicais livres são responsáveis por mutações no DNA de células saudáveis que as transformam em células cancerígenas, sendo também responsáveis por muitas doenças, inclusive cardíacas e vários tipos de câncer. Uma única porção de morangos possui aproximadamente 150% da necessidade diária de Vitamina C.
Artrite e gota: a degeneração de músculos e tecidos, o ressecamento de fluidos que aumentam a mobilidade das juntas, e o acúmulo de substâncias tóxicas e ácidos (tais como o úrico) no corpo são alguns dos efeitos colaterais dos radicais livres. Essas são as causas primárias de artrites e gotas, duas condições extremamente debilitantes e incômodas. Morangos, com seu impressionante conteúdo de antioxidantes e desintoxicantes podem eliminar efetivamente esses empecilhos. Além disso, essas frutas possuem poderosas habilidade anti-inflamatórias que podem atenuar inflamações e dores associadas à esses tipos de condições.
Câncer: Vitamina C, folatos, quercetina e kaempferol são apenas alguns dos muitos flavonoides contidos nos morangos que possuem excelentes qualidade antioxidantes e anticancerígenas. Juntas, elas formam uma excelente linha de defesa contra o câncer e o crescimento de tumores. O consumo diário de morangos está conectado à redução drástica de células cancerosas e metástase.
Função cerebral: infelizmente, é muito comum que pessoas idosas percam a memória e o controle de certas atividade, músculos e membros. Isso se deve ao envelhecimento natural ou precoce do cérebro e sistema nervoso. Na verdade, os radicais livres são os agentes responsáveis pelo sinais de envelhecimento, pois eles apresentam efeitos colaterais em no sistema nervoso. Devido à atividade dos radicais livres, os tecidos do cérebro começam a degenerar e os nervos tornam-se fracos. Felizmente, os morangos podem ajudar a evitar essas condições. A Vitamina C e os fitoquímicos nos morangos neutralizam os efeitos desses oxidantes e rejuvenescem o sistema. Além disso, morangos são ricos em iodino, uq é útil por regular o funcionamento adequado do cérebro e sistema nervoso. O potássio, que é encontrado em quantidades significativas nos morangos, também tem sido ligado a uma melhora das funções cognitivas ao aumentar o fluxo de sangue ao cérebro. Pesquisas demonstraram que quando os níveis de potássio são altos, as habilidades de concentração memória parecem ficar fortalecidas. Existe uma boa razão pela qual bananas e morangos são consideradas “comidas cerebrais”.
Hipertensão: morangos são ricos em potássio e magnésios, ambos os minerais que são efetivos na redução da pressão sanguínea causada pelo excesso de sódio e outros fatores de risco. O potássio é um vasodilatador, o que significa que ele reduz a hipertensão e a rigidez das paredes das artérias e vasos sanguíneos, atenuando, dessa forma, a pressão sanguínea e facilitando o fluxo sanguíneo para várias áreas do corpo, aumentando a oxigenação e mantendo todos os sistemas em sua potência máxima.
Doença cardíaca: o alto conteúdo de fibras, folatos, a ausência de gorduras e os altos níveis de antioxidantes, tais como a Vitamina C e os fitoquímicos formam um pacote de saúde ideal ao coração, já que eles reduzem de maneira efetiva o colesterol nas artérias e vasos. Alguns membros da família da Vitamina B presentes nos morangos também fortalecem os músculos cardíacos e levam ao melhor funcionamento do coração.
Perda de peso: os morangos promovem perda de peso devido à presença de vários nutrientes que ajudam a estimular o metabolismo e reduzir o apetite.
Defeitos de nascimento: o ácido fólico é um nutriente especialmente necessário durante a gestação. Morangos são uma ótima fonte de ácido fólico e ajudam na prevenção de deficiências de nascimento.
Reduz inflamação: morangos são ricos em propriedades antioxidantes e ajudam a reduzir inflamações.
Talvez a característica mais importante do morango e de todos os alimentos que os contêm em sua composição é seu sabor delicioso. Da próxima vez que você estiver procurando por algo doce, jogue-se nos sucos de morango e aproveite os benefícios que eles podem oferecer.